loader

Brasil tem 16 milhões de pessoas sem nenhum dente


O país tem 11% de sua população sem nenhum dente, o que corresponde a 16 milhões de pessoas desdentadas com mais de 18 anos.Os dados alarmantes sobre a saúde bucal do brasileiro fazem parte da  Pesquisa Nacional de Saúde (PSN) feita pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde em 2013, e divulgada em 2015. O percentual é ainda maior entre as mulheres. Indica que 13,3% das brasileiras são completamente desdentadas. Entre os homens, a porcentagem é de 8,4%.

A pesquisa, que é a única até o momento sobre os hábitos bucais dos brasileiros, revelou, ainda, que 55,6% dos entrevistados passaram mais de um ano sem procurar um profissional. Dentre os que buscaram atendimento, 74,3% foram a consultórios particulares. Apenas 19,6% da população foi às unidades básicas de saúde em busca de um dentista. Os números deixam evidente o descaso dos brasileiros com a higiene bucal, o que pode levar a perda total dos dentes.

Para prevenir a queda dos dentes, o dentista José Luiz Feiten, especialista em próteses e implantes, aconselha que a visita ao dentista seja feita pelo menos duas vezes por ano. Cinco minutos de escovação diária são suficientes para garantir uma saúde bucal. Durante a infância, a família é a maior responsável pela escovação. Mas há uma notícia boa para os 16 milhões de brasileiros que perderam seus dentes. É possível voltar a sorrir e, principalmente, a mastigar, garante Feiten, que, há 30 anos, se especializou em próteses e implantes justamente pelo fato de notar o problema em grande parte da população brasileira.

– Resolvi fazer dentaduras e próteses porque há muitos brasileiros desdentados totais. Sem falar nos desdentados parciais.  É bastante comum uma pessoa chegar à fase idosa e já ter usado dezenas de dentaduras, que ficam frouxas e caem da boca. Muitos dentistas sequer sabem fazer dentaduras de qualidade, usam técnicas ultrapassadas. Hoje, com dois implantes é possível clipar uma dentadura, restabelecer o sorriso e recuperar a autoestima do paciente. A dentadura é algo muito social – resume ele.

Em sua clínica, localizada em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, ele e sua equipe moldam as bocas dos pacientes para confeccionar em seu próprio laboratório dentaduras e próteses em acrílico ou porcelana que conferem características perfeitas e reais de uma arcada dentária. Para atingir a cor ideal de cada paciente, um designer de sorrisos usa uma escala alemã de cores, que define as tonalidades da gengiva e do dente, além de sua translucidez. É um trabalho minucioso e feito com a mais alta tecnologia do setor. Depois de pronta a dentadura ou a prótese, é impossível notar que os dentes não são verdadeiros.


Compartilhar:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso consultório

Estrada Francisco da Cruz Nunes 8180, salas 201-203,
Itaipu – Niterói – RJ

Horário de funcionamento

Segunda – Sexta: de 8h às 20h
Sábado e domingo: Fechado

Contatos

contato@joseluizfeiten.com.br
Telefone: (21) 2609-3080

Envie-nos uma mensagem



Por favor, preencha todos os campos.
Abrir bate-papo
Olá 👋, você busca informações de tratamento dental e consulta? Está no lugar certo.
Como podemos ajudá-lo?