José Luiz Feiten

Prótese

Muita gente chega ao consultório e diz que precisa de um implante. O implante, no entanto, é apenas a estrutura que segura o dente. Já o dente novo ou a dentadura é a prótese, o resultado final. Existem alguns tipos de próteses, indicados de acordo com a necessidade do paciente. Na clínica do Dr. José Luiz Feiten, todas são feitas de acordo com as características de cada paciente. O designer de sorrisos Wellington Muniz usa uma cartela de cores alemã para definir as tonalidades dos dentes e da gengiva da prótese.

Tipos de prótese

Dentadura clipada ou overdenture

É uma prótese total fixada sobre dois implantes, que vão aumentar a estabilidade da dentadura na boca. Na prática, significa que a dentadura não vai se mexer nem tem o risco de cair, como acontece com a maioria das dentaduras móveis. Por outro lado, esse tipo de prótese permite ao paciente removê-la para fazer a higiene pessoal ou quando desejar. É bastante indicada para quem teve perda óssea. Pode ser em acrílico ou em porcelana e pode ter ou não ter palato. Independentemente do material, é sempre feita de acordo com as características do paciente.

Prótese fixa

É uma prótese fixada sobre dentes ou aparafusada sobre implantes. Por ser completamente estável, esse tipo de prótese oferece conforto e bem-estar ao paciente, melhorando sua qualidade de vida e autoestima. É indicado em casos de implantes para pessoas que não tiveram perda óssea considerável. A prótese fixa pode ser total, quando há perda de todos os dentes, ou pode ser realizada em casos de perda parcial de dentes.

A colocação de próteses fixas sobre implantes depende do resultado final da osseointegração, que leva de quatro a seis meses. Quando instaladas sobre dentes, podem ser necessários tratamentos endodônticos.

 

Sair da versão mobile