Nosso consultório
Estrada Francisco da Cruz Nunes 8180, salas 201-203,
Itaipu – Niterói – RJ
O equipamento traz inúmeros benefícios para dentista e paciente, como aumento de precisão na criação de próteses dentárias e rapidez na entrega
Parece um passe de mágica. Poucos minutos depois de deitar na cadeira do consultório odontológico, o paciente sai com sua arcada dentária perfeitamente escaneada. Na tela do computador, é possível ver uma imagem em 3D que mostra todos os detalhes dos dentes. Isso tudo sem dor e sem nenhum incômodo.
Esse procedimento só é possível com o uso do scanner intraoral. O equipamento de última geração e que promete revolucionar a odontologia mundial permite ao dentista conhecer cada centímetro da boca do paciente. Ainda pouco disponível na maioria dos consultórios do pais, o scanner já é usado no dia a dia da clínica do dr. José Luiz Feiten, em Itaipu, Niterói. Aumento da precisão para o planejamento do tratamento e para a criação de próteses dentárias são algumas das vantagens oferecidas pelo equipamento. Para se ter uma ideia, a criação de próteses que durava no mínimo quatro consultas, hoje é resolvido em duas.
“Conhecemos o scanner em um congresso na Alemanha e decidimos incorporá-lo aos nossos atendimentos. É um lançamento mundial, que nos permite agilidade e precisão na criação de próteses fixas, dentaduras e placas para bruxismo. A odontologia digital já é uma realidade”, resume o dr. José Luiz Feiten.
O funcionamento do scanner é bem simples: o equipamento captura as imagens da boca e transmite imediatamente a um software. No computador, o arquivo vai, aos poucos, ganhando forma e, em cerca de 15 minutos, está pronto. É uma alternativa prática e rápida à massa de moldagem, conhecida por provocar incômodo e náuseas aos pacientes.
A imagem, que pode ser apenas de um dente ou mesmo de toda a boca, é enviada a uma impressora 3D, que produz um protótipo de acordo com a necessidade de cada paciente. O dentista pode, então, testar o modelo no paciente para que depois seja produzida a prótese ideal. A precisão da nova prótese gira em torno de 100% e segue exatamente a arcada do paciente.
“Agora conseguimos projetar os dentes de forma digital. Depois que testamos nos pacientes, fazemos a cerâmica no nosso laboratório. A criação do dente ainda é um processo artesanal, mas ganha uma precisão muito maior”, explica o dr. Ido Feiten.
Outra vantagem é a criação de placas para bruxismo, que ficam prontas em cerca de três horas. O procedimento levava pelo menos dois dias. A técnica digital também é usada para a fabricação de aparelhos invisíveis.
“Para os pacientes, é mais interessante ainda, pois conseguimos, a partir da imagem 3D, mostrar a eles como o resultado vai ficar ”, complementa Ido.
Guardada nos arquivos do consultório, a imagem 3D da boca do paciente pode ser usada sempre que for preciso, como em casos de perda de dentes. Todo mundo sai ganhando.
Tags:IOS, Odontologia 3DEstrada Francisco da Cruz Nunes 8180, salas 201-203,
Itaipu – Niterói – RJ
Segunda – Sexta: de 8h às 20h
Sábado e domingo: Fechado
contato@joseluizfeiten.com.br
Telefone: (21) 2609-3080
Deixe um comentário